São Raimundo Nonato – PI
03/02/2011
Chegar a São Raimundo, cidade de melhor acesso à Serra da Capivara já não foi uma tarefa das mais fáceis. Estradas mal sinalizadas nos desviaram do caminho mais curto aumentando nosso percurso em 130 Km. Tanto as estradas federais como as estaduais dentro do Piauí parecem estar abandonadas, são esburacadas, nem ao menos tem identificação de qual estrada se trata, basta uma intercessão para o motorista que não conhece a região ficar sem saber se continua no caminho certo ou pegou a saída errada. GPS? Nem pensar, parece que não funcionam na região. Outro fator de dificulta bastante são animais a beira da estrada, a qualquer momento pode-se deparar com um rebanho de gado, cabras ou carneiros atravessando a pista, sem contar com a imensa quantidade de jegues que foram substituídos por motocicletas, e, abandonados por seus proprietários estão voltando a condição de selvagens.
A Cidade de São Raimundo Nonato é pequena, ruas estreitas esburacadas e sujas, esgoto a céu aberto, o poder público lá parece não ser dos mais eficientes, um bom exemplo disso é que numa cidade onde falta tudo a prefeitura decidiu contratar um trio elétrico da Bahia (o que não custa pouco) para fazer um carnaval fora de época. Povo trabalhador e simpático mas decididamente a culinária não é seu forte, comida mal feita até no hotel (3 estrelas) tudo mau temperado, até carnes nobres como picanha e maminha são muito duras, difíceis de comer.
O “Parque Estadual Serra da Capivara”
Visitas ao parque só podem ser feitas com acompanhamento de guias credenciados que cobram R$ 75,00 por dia para conduzir um grupo ou uma pessoa conforme determinação do IBAMA, não existem roteiros pré programados, a visitação deve ser combinada com o guia. O acompanhamento de guias é obrigatório não só pela segurança dos visitantes, mas também para preservação da imensa quantidade de sítios arqueológicos do local.
Ao contrário da Chapada dos Veadeiros onde toda a vegetação é do tipo cerrado, na Serra da Capivara é bem mais agreste, mista de cerrado e caatinga. Nesta época do ano a caatinga ainda está verde, mas durante a seca essa vegetação seca completamente tirando quase todo verde do parque, mas o que chama mais a atenção é a formação geológica da região. Montanhas que parecem ter sido esculpidas a mão, vãos enormes sob algumas montanhas poderiam abrigar vários veículos tal a sua extensão, as raízes de algumas árvores se fixam ao redor de pedras enormes proporcionando um visual surreal. Durante nossos passeios avistamos muitos roedores, pequenos lagartos e pássaros, até um veado cruzou nosso caminho em uma das trilhas.
O Parque Nacional Serra da Capivara impressiona também pela imensa quantidade de sítios arqueológicos, são encontradas pinturas rupestres com idades que variam de 3.000 a 12.000 anos por toda parte, em um dos sítios foram encontrados vestígios de uma fogueira de 40.000 anos que se for confirmada como sendo obra do homem pré histórico jogará por terra toda a teoria de Clovis sobre a migração do homem pelas Américas.
Nos vemos em Juazeiro do Norte
Nenhum comentário:
Postar um comentário